7 fatores para levar em conta antes de montar sua barraca

03/10/2018  |  Camping & Lazer

7 fatores para levar em conta antes de montar sua barraca

Acampar requer estratégia. Se você vai acampar na natureza ou em um sítio adequado para o camping, com infraestrutura, o propósito é o mesmo: respirar ar fresco e aproveitar a beleza da natureza. E uma das coisas mais fantásticas que o camping na natureza pode oferecer é o inesperado, seja o sol, vento chuva ou tempestades, então é crucial estar preparado para o que vier. A barraca é sua companhia, seu refúgio e também sua proteção. É por isso que nós queremos dividir com você 7 dicas essenciais para tornar seu local de acampamento um lugar seguro e prazeroso.

 

A barraca ideal

Antes de decidir onde ficar, conheça todas as especificações técnicas da sua barraca. Comece com seu grau de resistência a água. Uma barraca com uma boa resistência a chuva e tempestades deve ter uma coluna d’água entre 2000 e 3000mm. Ser sua barraca tem um grau de resistência a água em torno de 800mm, você deve dar preferência para montá-la em locais cobertos, para evitar goteiras.

 

A melhor posição

Como as pessoas que acampam precisam de uma boa noite de sono, certifique-se de montar sua barraca em um local que tenha sombra nas primeiras horas do dia. Dessa forma, a temperatura ficará mais amena de manhã, e então você terá maiores chances de dormir e descansar um pouco mais.

 

Direção do vento

A direção do vento determina onde a barraca deve ficar. A regra principal é que a porta da barraca não deve ficar de frente para o vento, já que o ar poderia entrar e inflar a barraca, danificando sua estrutura. Quando for acampar em áreas montanhosas, certifique-se de montar sua barraca atrás de rochas ou arbustos, nunca no cume da montanha, já que nesses lugares o vento atinge a barraca diretamente.

 

Infiltração de água

Água dentro da barraca pode ser o pior pesadelo para quem acampa. É por esse motivo que, planícies, picos baixos, solos de baixa permeabilidade e áreas inclinadas devem ser evitadas. Além disso, áreas planas permitem que a barraca fique em pé corretamente.

 

Distância de rios e córregos

Nós sabemos que é conveniente acampar próximo a rios, porém, como os fluxos de rios e córregos podem aumentar muito rapidamente quando chove (mais de 20 metros em 5 minutos, no caso de uma inundação), você deve sempre montar sua barraca pelo menos a 100 metros de distância do leito de rios, para maior segurança.

 

Atenção ao piso

Quando estiver procurando um lugar para acampar, preste atenção e remova pedras, galhos e outros objetos pontiagudos que possam danificar o piso da sua barraca. Procure pelo lugar mais regular possível. Se precisar colocar a barraca em uma área irregular, na hora de dormir, sempre coloque sua cabeça no lugar mais alto do chão. Isso irá evitar que o sangue se concentre na sua cabeça durante a noite, o que pode causar mal-estar e dores de cabeça.

 

Relâmpagos

Cuidado: áreas abertas atraem raios. Então, procure lugares com bastante vegetação ao redor e longe de materiais metálicos, como cercas, trilhos de trem e postes.

Em situações de tempestade é bom evitar a proximidade com as árvores por causa da possibilidade de galhos caírem ou até mesmo da árvore cair. Se a ventania for forte a possibilidade de alguma coisa que não seja um raio atingir a barraca é grande se ela estiver embaixo de uma árvore - ainda mais se a árvore for mal escolhida!

« Voltar
© Developed by CommerceLab