Devoluções Grátis - Garantia de Qualidade Devoluções Grátis - Garantia de Qualidade Presença Nacional - Onde Comprar

Hiking ou Trekking? Entenda a diferença

25/05/2016  |  Outdoor

Por Kiko Araujo

Você vai fazer uma caminhada de 800km e sua mochila ideal vai ter cerca de 40 litros, enquanto um amigo seu vai fazer uma caminhada de 30km e precisa de uma mochila bem maior, uma cargueira com cerca de 80 litros... faz sentido? Sim, essa é a diferença entre hiking e trekking.

Antes de tudo é bom deixar claro que estamos falando de caminhadas em trilhas, ou seja tanto o hiking quanto o trekking são caminhadas, a diferença está na estrutura que você vai encontrar durante essas caminhadas.

Hiking são caminhadas de um dia inteiro ou de poucas horas, mas que você vai chegar em alguma pousada ou abrigo e montanha e por isso mesmo não tem a necessidade de levar barraca, utensílios de cozinha e muita comida, pois entende-se que no abrigo/pousada onde você vai pernoitar já existe uma estrutura que vá suprir essas necessidades.

Já o trekking são caminhadas de dois ou mais dias, mas que necessariamente será preciso levar barraca, pois não existem abrigos no caminho, além disso você vai precisar levar comida para todos os dias que estiver na montanha e ainda utensílios de cozinha, por isso que no trekking temos a necessidade de uma mochila maior (tipo cargueira).

O exemplo dos 800km x 30km é baseado em duas caminhadas clássicas: Caminho de Santiago de Compostela e a Travessia Petrópolis x Teresópolis. No Caminho são cerca de 800km de caminhada, mas a mochila ideal para essa atividade será uma mochila de hiking, com cerca de 40 litros, isso porque durante todo o percurso o peregrino tem pousadas e abrigos para passar a noite. Já na Travessia Petrópolis x Teresópolis, que são apenas 30km, você vai precisar de uma mochila cargueira, acima de 60 litros, pois será preciso levar barraca, muita comida e etc.

Esse quadro ajuda a entender esse conceito:

Abs e boas trilhas!

« Voltar
© Developed by CommerceLab