Devoluções Grátis - Garantia de Qualidade Devoluções Grátis - Garantia de Qualidade Presença Nacional - Onde Comprar

Qual chumbinho devo escolher?

08/12/2015  |  Esporte Tático

Essa pergunta sempre vem à cabeça dos praticantes de tiro esportivo!

Para iniciarmos a conversa, temos que ter em mente que a escolha de determinado modelo de chumbinho se baseia na sua necessidade, não existindo modelo certo ou errado.

Cada modelo de chumbinho possui um formato e comportamento diferente, relacionando-se com sua velocidade, capacidade de penetração, precisão, alcance e poder de impacto ao chegar no alvo.

É importante entender as características de cada modelo, suas particularidades e diferenças para que sua escolha seja adequada.

O chumbinho possui quatro características principais:

Cabeça: É a responsável pela velocidade e o peso do chumbinho ao atingir o alvo, tendo relação direta com a precisão e aerodinâmica do chumbinho.

Cintura: Tem a função de reduzir a relação peso x comprimento e principalmente reduzir o atrito entre a cabeça e a saia no cano, facilitando que cada parte desempenhe seu papel de forma eficiente.

Saia: Possui o papel de receber o impacto do disparo, de forma que seja eficaz para selar os espaços dentro do cano. Qualquer imperfeição pode interferir na qualidade do disparo.

Perfil interno: É a última parte do chumbinho e foi projetado para absorver o ar e expandir a saia. Se menor for o perfil interno, maior o peso do chumbinho.

Lembre-se, um bom chumbinho une de forma eficiente as quatro características, não apresentando nenhum defeito em cada área e sem rebarbas.

O tipo de chumbinho mais utilizado e consequentemente mais popular entre seus praticantes é o modelo Diabolô, que possui forma de ampulheta, variando entre seus tipos devido ao formato da cabeça.

Os principais modelos são:

Cabeça chata ou match: Possui desempenho melhor em distâncias curtas e ao acertar o alvo faz um buraco circular. É um dos modelos mais utilizados em competições e tem como objetivo ser utilizado em alvos de papel.

Cabeça arredondada ou domed: Este modelo é indicado para todos os usos, já que se encaixa para qualquer modalidade. Gera alta velocidade, ótima precisão e penetração, além de um bom alcance se comparado aos demais.

Cabeça pontuda ou pointed: É o chumbinho certo para penetração, devido ao seu formato. Em muitos casos, torna-se mais preciso e apresenta uma velocidade superior.

Cabeça oca ou hollow point: Este último modelo é conhecido pela sua precisão, mas em relação a penetração e alcance fica para trás. Pensou em destruição e impacto? Este é o mais indicado.

Outros tipos de chumbinhos também são encontrados no mercado, mas na maioria dos casos são decorrentes dos modelos aqui apresentados.

Aproveite as dicas e boa sorte em seus disparos!

« Voltar
© Developed by CommerceLab